Hora de Voltar: ★★★★

/
0 Comments

  "Se você não consegue rir de si mesmo, a vida será bem mais longa do que você gostaria".

  Hora de Voltar (Garden State) foi um filme que certamente marcou o ano de 2004. Pode-se dizer que o mesmo deu uma "nova cara" à um gênero que apesar de já existir não havia sido explorado no cinema da maneira que deveria, a Comédia Dramática. Essa junção da comovente e devastadora tragédia com o aconchegante bom humor pode não dar tão certo se não for elaborada com suficiente sensibilidade. O que não foi MESMO o caso na estréia de Zach Braff 
(que até então, só conhecido como o J.D do sitcom Scrubscomo diretor.

  Além de diretor e roteirista, Braff interpreta o introspectivo Andrew Largeman, um aspirante a ator que vive em Los Angeles. Logo no início, vemos que Andrew faz uso de uma infinidade de remédios controlados e, talvez por efeito colateral, é altamente melancólico e introspectivo. Em outras palavras, não precisa assistir muito do filme para perceber que o personagem tem "trauma" estampado em sua testa.


  O drama se desenvolve ainda em sua introdução, quando Andrew recebe uma mensagem de voz de seu pai Gideon Largeman. Na mensagem, Gideon lamenta não ver o filho há anos, reclama por ele não retornar suas ligações nunca e, claro... Diz que sua mãe morreu. 

  Para comparecer ao funeral, Andrew volta à sua terra natal: Nova Jersey (Que é "apelidada" de Garden State, por isso o nome do filme). Estar de novo em casa, reencontrar velhos amigos, lidar com fantasmas do passado e conhecer Sam (Natalie Portman), uma garota tão sequelada quanto ele, faz Andrew repensar a maneira que tem vivido os últimos "anestesiados" anos de sua vida e como deveria ser muito mais do que isso. 

  Temos vários exemplos de atores que se dão bem dirigindo e atuando em seu próprio filme, mas o que Zach Braff fez foi genuinamente notável! Pois embora a vida de Andrew talvez seja uma realidade bem distante de uma esmagadora maioria, seus ensinamentos assistem a todos. o título brasileiro "Hora de Voltar" implica muito mais que a hora de Andrew voltar à sua terra natal, mas a hora de voltar a viver. De abandonar os "medicamentos" que nos retardam, deixar para trás as inseguranças e corajosamente explorar esse abismo que é a vida...


NOTA : ★★★★
[ Garden State / 2004 / Zach Braff ]


Mais textos que você poderá gostar

Nenhum comentário: